AR Smartglasses – a próxima dimensão do consumo
A realidade aumentada (Augmented Reality – AR) e a realidade virtual (Virtual Reality – VR) não são novas. A primeira manifestação mais ampla da AR aparece sob…
Os dados pessoais dos consumidores
Logo ao acordar, muitos têm por hábito recorrer ao telemóvel para verificar a caixa de entrada de emails, obter informações sobre como estará o clima ou, ainda,…
Modalidades afins de jogos de fortuna ou azar – um regime de incerteza
Sorteios ou giveaways, concursos publicitários e de conhecimento são algumas das mais conhecidas modalidades afins de jogos de fortuna ou azar, com as quais o consumidor se…
Squid Game – Uma narrativa sobre escolhas
Esta é a história sobre como, no último mês, uma plataforma de streaming conseguiu a proeza de colocar o mundo de olhos postos numa distopia sul-coreana, rejeitada…
Conhecimento completo e efetivo por quem use de comum diligência
A lei portuguesa é bastante protetora do aderente em contratos celebrados com recurso a cláusulas contratuais gerais, em especial no que respeita à inclusão dessas cláusulas em…
Carlos Ferreira de Almeida e o Direito do Consumo
Não tive a honra de ser aluno do Professor Carlos Ferreira de Almeida nem sequer de o conhecer pessoalmente. Sei, porém, que o seu desaparecimento, no início…
O Fenómeno da Wish e as Expectativas dos Consumidores
A Wish é uma plataforma digital gerida pela empresa ContextLogic Inc., sediada em São Francisco, nos Estados Unidos da América. Esta plataforma, responsável por reunir milhões de…
A omissão da informação sobre as características éticas do bem: um exercício de prognose
Desafiada pela Alyne Calistro a produzir uma sequela do seu tão interessante texto As Práticas ESG e o Greenwashing – Pela Busca da Informação Verdadeira, a quem…
As falácias e o caminho para o fim do plástico descartável em Portugal
Atenção: 91% do plástico utilizado no mundo não é reciclado. É esta a surpreendente informação, resultado de um estudo, publicada ainda em 2017 na revista científica Science…