| HISTÓRIA
O NOVA Consumer Lab sucede à Unidade de Mediação e Acompanhamentos de Conflitos de Consumo (UMAC).
Criada através de protocolo celebrado entre a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (NOVA School of Law) e o Instituto do Consumidor, hoje Direção-Geral do Consumidor (DGC), a UMAC iniciou a sua atividade em 1 de julho de 2001, tendo por objeto essencial a instrução de processos de mediação de conflitos de consumo.
Em maio de 2002, o n.º 116 da Consumidores, Revista do Instituto do Consumidor, dava a notícia da criação da UMAC. A 23 de setembro de 2006, na Única, revista do jornal Expresso, foi publicada uma reportagem em que vários consumidores que tiveram processos no nosso centro explicavam os nossos procedimentos e os resultados alcançados.
Participamos ainda, em julho de 2002 e em outubro de 2008, nos programas de televisão Loja do Consumidor e Reclame.
Entre setembro de 2008 e setembro de 2020, prestamos serviços de informação e encaminhamento do consumidor através de atendimento telefónico, no âmbito de uma relação contratual entre a NOVA School of Law e a DGC. No âmbito do atendimento telefónico, era prestada informação genérica relativa a questões relacionadas com o Direito do Consumo, procedendo-se também ao encaminhamento dos consumidores para meios de resolução alternativa de litígios e entidades reguladoras. No total, foram atendidas 78 682 chamadas.
Entre março de 2009 e agosto de 2018, prestamos serviços de informação escrita, mediação de conflitos de consumo e arbitragem, enquanto entidade gestora do Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo.
No início de 2019, deu-se a mudança de nome e a diversificação das atividades, as quais podem ser acompanhadas na página e através da redes sociais.